quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Criatividade e troca de ideias nas oficinas do Seminário


As oficinas oferecidas pelo Seminário foram finalizadas na tarde desta quinta-feira (08).  Os encontros, que vinham sendo realizados desde terça-feira, tiveram como objetivo a discussão e a prática de atividades radiofônicas.

A oficina de radiorevista, por exemplo, propôs a realização de um modelo de programa com a inserção de temas variados. Patrícia Montenegro, integrante da oficina, comenta a experiência do aprendizado: “há alguns participantes uruguaios e argentinos, então nós podemos trocar informações sobre a rádio em nossos países”. Para ela, a forma brasileira de fazer rádio é mais informal do que a de outros países latinos, que são pontuais em conteúdo.

Enquanto as produções ganhavam ritmo, a oficina de radiodrama, ministrada pela jornalista Amanda Nogueira, buscava ensinar aos participantes como criar uma interpretação teatral para o rádio com uma temática social, o chamado sociodrama.  Ainda no contexto do radiodrama, a oficina de radioconto realizava uma adaptação de contos literários para o rádio. A facilitadora Klycia Fontenele, afirmou que o objetivo da oficina, além de compartilhar experiências entre os integrantes, era divulgar esse modo de produção radiofônica, principalmente, para o Brasil que, segundo Klycia, trabalha muito pouco esse tipo de interpretação.

Os momentos de aprendizagem proporcionaram a discussão, pesquisa e produção de programas de rádio. Alunos, professores e demais participantes puderam, ainda, refletir sobre diversas temáticas abordadas durante os encontros. Todas as produções das oficinas estarão disponíveis, em breve, no blog da cobertura colaborativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário