segunda-feira, 5 de novembro de 2012

II Seminário Latino-Americano de Rádio e Educação: um grande intercâmbio de ideias

Começou hoje (05/11) às 15h, o II Seminário Latino-Americano Rádio e Educação. O evento, que é uma realização da ONG Catavento Comunicação e Educação em parceria com o Programa de Extensão em Comunicação e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem como objetivo debater o panorama do rádio educativo na América Latina. A programação traz uma série de palestras, mesas-redondas e relatos de experiência em torno do que ocorre nos países da América Latina em termos de produções de vivências que envolvem rádio, educação e juventude. Também faz parte da programação do evento o I Festival Latino-americano de Rádios Escolares, um espaço cujo objetivo é mostrar as produções radiofônicas que vêm sendo elaboradas no contexto escolar e fomentar a produção colaborativa. O Seminário conta também com apresentação de artigos científicos, atividade coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC (PPGCOM-UFC).

De acordo com Marilac de Souza, coordenadora pedagógica da ONG Catavento Comunicação e Educação, a importância de se ter um evento como o II Seminário Latino Americano de Rádio e Educação é o compartilhamento de experiências, conhecer projetos e ver que também existem projetos semelhantes em outros países. “Eu espero que os participantes mostrem as experiências que estão trazendo dos outros países e que as pessoas daqui também mostrem o que elas já fazem pra gente conhecer as várias vertentes que o rádio educativo pode proporcionar para a educação”

Já para o coordenador executivo da Associação Brasileira de Rádiodifusão Comunitária no Ceará (ABRAÇO-CE), os temas debatidos nas palestras e mesas redondas do seminário são interessantes, pois têm como foco articular o papel social do rádio na educação, e vai ao encontro à questão da democratização da comunicação. Ismar destaca ainda que entender as dificuldades do papel social do rádio é uma luta de toda América Latina. “O seminário é um momento de troca de idéias em que nós podemos não só conhecer um pouco das nossas dificuldades, das nossas conquistas à nível de Brasil, mas também à nível de vários outros países da América latina” explica.

O II Seminário Latino-americano de Rádio e Educação vai até quinta-feira (08/11) e acontece na Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade de UFC (FEAAC-UFC), Rua Marechal Deodoro, 400. Confira programação completa em seminarioradioeducacao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário