terça-feira, 6 de novembro de 2012

Programa Juventude na Comunicação é tema do I Relato de Experiências



Na manhã desta terça-feira (6 de novembro), os participantes do II Seminário Latino-Americano de Radio e Educação puderam conferir o primeiro relato de experiências do evento. O programa de rádio “Juventude na Comunicação”, desenvolvido no município de Horizonte (CE) foi apresentado pelas professoras e coordenadoras do projeto, Virgínia Laura e Cícera Erlândia, e por alguns dos alunos participantes.

O Juventude na Comunicação surgiu dentro do Eu Sou Cidadão, o maior projeto de incentivo à leitura do Nordeste.  O programa de rádio, desenvolvido por alunos do ensino fundamental, ganhou espaço dentro das escolas da rede pública de Horizonte e, atualmente, é veiculado pela Rádio Horizonte FM duas vezes na semana, às terças e quintas. O projeto abrange 13 escolas do município, cada uma com a participação de quatro alunos e um professor orientador. 

A professora e uma das coordenadoras do programa, Virgínia Laura, afirma que é necessário trabalhar a comunicação dentro das escolas. “É importante para o desenvolvimento intelectual da criança, a liberdade de expressão e a desenvoltura deles de uma forma geral”, explica. 

Antes de começar a produzir os programas, alunos e professores receberam formações da ONG Fundação Casa Grande, de Nova Olinda (CE), para conhecer e manusear os equipamentos utilizados. Depois, a jornalista Ana Carolina Costa acompanhou a formação direcionada para o conteúdo que seria veiculado. “Desde então, acontecem formações periódicas para avaliar o andamento do projeto, discutir possíveis dificuldades e superá-las”, diz Virgínia.

Durante o relato, os estudantes puderam compartilhar suas experiências no contexto da rádio educativa dentro e fora das escolas. A aluna Brenna Kélly, de 14 anos, ressalta a importância desses projetos para o seu futuro e comenta como a participação no programa ajudou em seu desenvolvimento. “Antes eu era bem tímida, mas agora já fui até chamada para ser cerimonialista”, conta.
As atividades do II Seminário Latino-Americano de Rádio e Educação terão continuidade até quinta-feira, dia 8 de novembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário