quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rádioweb e Educação são tema da segunda palestra



Rádios comunitárias e educativas, as potencialidades de sua convergência para web. Esta foi uma das abordagens da segunda palestra do Seminário, que aconteceu na manhã de hoje (07/11), dentro do tema “Rádioweb e Educação”, apresentado por Ismar Capistrano, doutorando em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mediação do espaço ficou por conta da mestranda em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Amanda Sampaio.

Amanda destaca que é muito importante pensar o tema da palestra associado às causas da juventude, pois, quando há a oportunidade de acesso à internet, os jovens podem se empoderar das práticas comunicativas. “A web pode potencializar muito isso da educação, principalmente da educação descentralizada”, opina.

Para Ismar, a convergência digital tem possibilitado a valorização dos espaços comunicativos, que estão, cada vez mais, habitados pelos movimentos sociais e grupos educacionais. Desta forma, as novas tecnologias acabam promovendo a horizontalização da produção de conteúdos. “A partir da discussão coletiva, a partir das produções colaborativas, nós vamos nos apropriar e utilizar a tecnologia para que possamos promover a cidadania, a mobilização dos movimentos sociais, para que possamos promover esse encontro entre escola e comunicação”,  explica.

Ele ainda acrescenta que as experiências de radioweb fortalecem o poder de pressão dos setores sociais que muitas vezes não são atendidos pela políticas públicas. Além disso, a apropriação inventiva desses meios por jovens garantem a complementação da educação formal e o fortalecimento dos movimentos que levam à emancipação e à libertação sociais. “A principal vocação da rádio educativa é a possibilidade de você concientizar as pessoas, é a possibilidade de levar conhecimento sobre o exercício da cidadania, levar conhecimentos que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida”, aponta Ismar.

Uma experiência uruguaiana

O relato de experiência desta manhã mostrou que essas possibilidades são reais. A El Chasque FM, projeto desenvolvido em Cerro Pelado, no Uruguai, é uma rádio comunitária que aborda os problemas específicos da comunidade através de um contato direto com seus ouvintes.

A Rádio também colabora com as entidades públicas e dá apoio e visibilidade as atividades que elas produzem, principalmente as escolas rurais. Ítalo Casto Leal, um dos participantes mais ativos do projeto, conta que os estudantes chegam sem experiência e vão promovendo o aprendizado por meio do trabalho coletivo. Ele observa que a partir dessas atividades, as crianças acabam adquirindo um sentimento de pertencimento e se identificando com o país onde vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário