quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Troca de conhecimento e experiências no I Festival Latino-Americano de Rádio Educativo



Pesquisadores, monitores e membros de rádios-escola do Brasil, Argentina e Colômbia estiveram, na tarde desta quarta-feira (07/11), dialogando sobre formação em rádio educativo numa roda de conversa do I Festival Latino-Americano de Rádio Educativo. Neste espaço de intercâmbio de experiências, os presentes puderam conhecer a realidade e os desafios da produção de rádio com fins pedagógicos de cada país.

O Festival foi iniciado com Luana Barros e Ranniery Melo, membros da Liga Experimental de Comunicação, projeto de extensão do Curso de Comunicação Social da UFC, que apresentaram as produções radiofônicas desenvolvidas por eles. O programa de rádio que é produzido por ambos chama-se Ondas da Infância e é voltado para promoção dos direitos da criança e do adolescente.

A professora Luisa Daniela Marelli, de Córdoba (Argentina), desenvolve o projeto Pide la Palabra na escola em que leciona. O programa, que é veiculado nos recreios da manhã e da tarde, trabalha a discussão de temáticas transversais sob a ótica de realidade dos estudantes. Ela explica que o Pide la Palabra é desenvolvido por alunos que não eram aceitos em outras escolas. O emprego da rádio como ferramenta educativa, portanto, foi a estratégia para quebrar esse estereótipo e criar novos ambientes. “A comunicação não é alheia, nós fazemos parte da comunicação”, ressalta a educadora.

Ao longo de todo o festival, as falas permearam em torno do direito à educação e à inclusão por meio da comunicação. Com unanimidade, os relatos de todos os presentes na mesa definiram o estudante como o centro e real protagonista e público dos projetos. Afinal, “o direito a comunicação também é extensivo às crianças e adolescentes e é uma prática de cidadania, incluindo o estudante enquanto ser de opinião, no cenário de exercício de direitos” observa Daniela.

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